Série “Encontro com os escritores”: MILTON HATOUM

Em sua segunda edição, a Série “Encontro com os escritores” recebe Milton Hatoum para um bate-papo com seus leitores sobre sua vida e obra (com sessão de autógrafos).

A Série “Encontro com os escritores” pretende dar ao leitor/participante acesso presencial a um autor ao mesmo tempo em que lhe permite saber mais a respeito da história criativa e editorial do convidado: sua formação como leitor, as influências intelectuais presentes em sua trajetória, seu processo de criação e escrita, sua avaliação do cenário editorial e livreiro contemporâneo, suas sugestões nessa área, entre outros temas e assuntos de acordo com a própria dinâmica da apresentação.

Formato de “bate-papo”, mediado por um jornalista especializado.

26 de outubro de 2016

Escritor convidado

Milton Hatoum

Nasceu em Manaus (1952), mora em São Paulo, e é colunista do jornal O Estado de S.Paulo. Foi professor de Literatura da Universidade Federal do Amazonas e professor visitante da Universidade da California (Berkeley). Em 1989 publicou Relato de um certo Oriente (Prêmio Jabuti – Melhor Romance). Em 2000 publicou Dois irmãos, eleito o melhor romance brasileiro no período 1990-2005, em pesquisa feita pelos jornais Correio Braziliense Estado de Minas. Seu terceiro romance, Cinzas do Norte, obteve os prêmios Portugal Telecom, Grande Prêmio da Crítica/Associação Paulista de Críticos de Arte – 2005, Prêmio Jabuti/2006 de Melhor Romance, Prêmio Livro do Ano (CBL) e Prêmio BRAVO! de literatura. Em 2008 publicou seu quarto romance, Órfãos do Eldorado (Prêmio Jabuti – 2º lugar).   É também autor do livro de contos A cidade ilhada (2009) e de um livro de crônicas Um solitário à espreita (2013). Seus livros já foram traduzidos em 14 línguas e publicados em 17 países.

Mediador

Manuel da Costa Pinto

É jornalista e mestre em teoria literária pela USP. Colunista da revista “sãopaulo”, do jornal Folha de S. Paulo. Autor de Paisagens Interiores e Outros Ensaios (B4), Antologia Comentada da Poesia Brasileira do Século 21, Literatura Brasileira Hoje (ambos pela Publifolha) e Albert Camus – Um Elogio do Ensaio (Ateliê); organizou e traduziu A Inteligência e o Cadafalso e outros ensaios, de Albert Camus (Record).