Produção editorial (EaD)

 

 

Objetivos

Permitir ao aluno acompanhar em detalhe todos os passos da produção editorial e adquirir uma visão abrangente da edição de um livro. O aluno, ao longo do curso, é levado a refletir sobre os principais aspectos e questões do processo de produção no contexto geral do funcionamento de uma editora, do momento em que é definida a realização de uma obra até a entrega dos arquivos completos do livro à produção gráfica.

Público-alvo

Todos os interessados pelo mercado editorial (iniciantes e profissionais em busca de atualização): editores; assistentes editoriais; preparadores; revisores; estudantes de comunicação, editoração, jornalismo e letras; empreendedores e futuros empreendedores; bibliotecários; profissionais e futuros profissionais de editoras.

Metodologia

O curso é desenvolvido em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, no qual serão disponibilizados textos, videoaulas, exercícios e material complementar (quando houver).

12 de março a 18 de junho de 2020
On-line periódico
Inscrições até: 12/03/2020 - 23h30
R$480,00 (valor único, com desconto): em até 6 parcelas no cartão de crédito (6xR$80,00), ou à vista no boleto para pagamento até 05/03/2020.
Carga horária: 45 horas
12 de março a 18 de junho de 2020
On-line periódico

Conteúdo

Neste curso serão abordados:

  • Aula 0    Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Introdução
  • Aula 1    Apresentação do curso e os diferentes tipos de editoras
  • Aula 2    As diferentes áreas de trabalho de uma editora
  • Aula 3    As provas
  • Aula 4    Os componentes do livro
  • Aula 5    O acompanhamento das etapas
  • Aula 6    Como selecionar e acompanhar freelancers
  • Aula 7    A tradução
  • Aula 8    A preparação de texto
  • Aula 9    A diagramação
  • Aula 10  A revisão de provas
  • Aula 11  A capa
  • Aula 12  Os autores
  • Aula 13  Boas práticas
  • Aula 14  O mercado de trabalho editorial
Observações

Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.
A inscrição será efetivada após a confirmação do pagamento (boleto/cartão).
Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
O acesso à plataforma será liberado entre os dias 11 e 12 de março de 2020.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!

Cadastro

No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).

Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato.

A partir do dia 11 de março, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do GMAIL, verificar também na aba “promoções”).

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: unil@unesp.br;
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 2;
  4. o não pagamento dos boletos implicará bloqueio de acesso à plataforma. Para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook. Para dúvidas, favor enviar e-mail para unil@unesp.br. Quanto às aulas, entre em contato com seu tutor através da plataforma.

Disponibilização das aulas

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios na plataforma.

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato. As inscrições realizadas após o início do curso serão efetivadas em até 24 horas (dias úteis).

A partir de 12 de março, a cada 5a. feira (a partir das 16h), disponibilizaremos uma nova aula, até o término do curso (18 de junho de 2020).

A partir do dia 11 de março, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail pessoal. O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.). Favor verificar no spam e lixo eletrônico do seu e-mail (no GMAIL, verificar também na aba “promoções”).

 

 

Entrega de atividades

Sugerimos que a entrega das atividades seja semanal, a partir da entrada de cada aula, para não haver atropelos. Observem rigorosamente as datas de entrega. Isso é importante para o andamento do curso. Vale lembrar que, no dia a dia do mercado editorial, os profissionais têm prazo para a entrega dos trabalhos. Cumprir prazos é mais uma das qualidades que se espera de um bom profissional. Prazo final para entrega de TODAS as atividades: dia 28 de junho de 2020.

 

 

Avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Para a aprovação, o cursista deverá, por meio da plataforma:

  • realizar as atividades sugeridas;
  • realizar 70% do total dos exercícios indicados durante as aulas e
  • obter nota igual ou superior a 7,0 (sete).

Certificados

CERTIFICADOS

O concluinte receberá certificado com o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil, conforme instruções dos tutores) é de 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos cursistas e da correção da Avaliação Final (quando houver).

IMPORTANTE!! A plataforma estará disponível para acesso tanto do conteúdo do curso quanto para a impressão do certificado (se for o caso) até a data-limite que será informada pelos tutores.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

Docente

Laura Bacellar

Trabalha no mercado editorial desde 1983. Começou na Editora Paz e Terra como estagiária e já ocupou todas as funções editoriais – de produtora na Hemus a editora chefe na Brasiliense. Fundou e redigiu o primeiro selo editorial inteiramente dedicado às minorias sexuais, Edições GLS. Já foi editora em casas pequenas, como a Mercuryo, e grandes, como a Scipione. Sua especialidade é não-ficção, mas edita também paradidáticos, literatura adulta, literatura infantil e interesse geral. Escreveu três livros como ghostwriter e um com seu próprio nome Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação, pela Editora Mercuryo. Adaptou cinco clássicos do inglês, Robinson Crusoé, Drácula, Sherlock Holmes, Frankenstein e Rei Artur, para a editora Scipione e escreveu uma outra obra infantil, Mini Larousse da educação no trânsito, para a Larousse do Brasil em 2005, Mantém o site www.escrevaseulivro.com.br, que é bastante utilizado por editores para instruir autores que os procuram. Atualmente trabalha como free-lancer para várias grandes editoras.

Newsletter
da Unil

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Tamanho da fonte
Modo contraste
X