Preparação e revisão: o trabalho com o texto (EaD)

Dar ao cursista um panorama teórico e prático do trabalho de preparação e revisão de texto para o mercado editorial, para que ele possa entender o seu papel no fluxo de produção e a sua relação com os outros atores do processo. Discutir abordagens, técnicas e limites de intervenção no texto com exercícios práticos, de modo que o cursista tenha a oportunidade de testar suas próprias soluções. Indicar caminhos de aprimoramento profissional.

Preparadores, revisores, assistentes editoriais, estudantes de letras, tradutores, escritores, jornalistas e demais interessados.

O curso é desenvolvido em um ambiente virtual de aprendizagem no qual serão disponibilizados textos e videoaulas. Além de aulas teóricas com foco em procedimentos editoriais, redação e gramática, parte do curso será dedicada à prática da preparação e da revisão, com textos comentados e exercícios.

11 de novembro de 2019 a 03 de fevereiro de 2020
On-line periódico
Inscrições até: 11/11/2019 - 23h30 (receberemos inscrições até 09/12/2019).
4 parcelas de R$115,00 (no boleto, até 11/11/2019); 6 parcelas de R$76,70 (no cartão de crédito, até dia 09/12/2019).
11 de novembro de 2019 a 03 de fevereiro de 2020
On-line periódico

Neste curso introdutório sobre o trabalho de preparação e revisão de textos, o cursista aprenderá o fluxo de produção do livro, as técnicas gerais a serem aplicadas à preparação de originais e à revisão de provas, os critérios de padronização editorial e os limites de intervenção no texto. Serão abordados também alguns tópicos pontuais de gramática.

• Aula 0 Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Introdução
  • Aula 1: A produção do livro
  • Aula 2: A preparação de texto
  • Aula 3: A coesão textual
  • Aula 4: O paralelismo gramatical e a organização do parágrafo
  • Aula 5: O texto de não ficção I
  • Aula 6: O texto de não ficção II
  • Aula 7: O texto de ficção I
  • Aula 8: O texto de ficção II
  • Aula 9: A revisão de provas I
  • Aula 10: A revisão de provas II

O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
O acesso à plataforma será liberado entre os dias 10 e 11 de novembro de 2019.
Receberemos inscrições até dia 09 de dezembro, porém, os exercícios deverão ser entregues até a data-limite (16/02/2020).
ATENÇÃO! Período de recesso: de 20/12/2019 a 05/01/2020.

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato.

A partir do dia 10 de novembro, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do GMAIL, verificar também na aba “promoções”).

4. o não pagamento dos boletos implicará no bloqueio de acesso à plataforma. Para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook. Para dúvidas, favor enviar e-mail para unil@unesp.br. Quanto às aulas, entre em contato com seu tutor através da plataforma.

Disponibilização das aulas

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios na plataforma.

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato. As inscrições realizadas após o início do curso serão efetivadas em até 24 horas (dias úteis).

A partir de 11 de novembro, a cada 2a. feira (a partir das 16h), disponibilizaremos uma nova aula, até o término do curso (03 de fevereiro de 2020).

A partir do dia 10 de novembro, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail pessoal. O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.). Favor verificar no spam e lixo eletrônico do seu e-mail (no GMAIL, verificar também na aba “promoções”).

Entrega de atividades

O prazo de entrega das atividades é de uma semana, a partir da entrada de cada aula. Pedimos que observem rigorosamente as datas de entrega informadas pelos tutores, pois não aceitaremos atividades fora do prazo.

Para a aprovação, o cursista deverá, por meio da plataforma:

• realizar as atividades sugeridas;
  • realizar 70% do total dos exercícios indicados durante as aulas e
  • obter nota igual ou superior a 7,0 (sete).

O concluinte receberá certificado com o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (seja em PDF – via e-mail – ou disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil, conforme instruções dos tutores) é de 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos cursistas e da correção da Avaliação Final (quando houver).

IMPORTANTE!! A plataforma estará disponível para acesso tanto do conteúdo do curso quanto para a impressão do certificado (se for o caso) até a data-limite que será informada pelos tutores.

Ibraíma Dafonte Tavares

Formada em Letras, trabalha no mercado editorial desde 1988. Começou a carreira como revisora, no Círculo do Livro, trabalhou como tradutora e preparadora autônoma e durante três anos coordenou alguns canais de conteúdo no serviço de internet da AOL Brasil. Foi editora-executiva da Editora Alaúde, que publica livros de não ficção, e de seu selo de literatura, o Tordesilhas. Apaixonada por livros e pelo trabalho de editar textos para publicação, nos últimos anos descobriu uma nova paixão: ensinar o ofício a quem se dispõe a aprendê-lo.

Email Marketing by E-goi