O passo a passo da produção editorial: acompanhamento dos trabalhos de edição do livro

Objetivo(s)

Apresentar, etapa por etapa, o trabalho de produção editorial de livros, por meio de exemplos e exercícios. Oferecer informações para que seja possível acompanhar todo o processo editorial, prevendo problemas e dificuldades recorrentes, além de possíveis soluções.

Editores, assistentes editoriais, preparadores, revisores, estudantes de comunicação, editoração e jornalismo, jornalistas, empreendedores, futuros profissionais de editoras, bibliotecários e demais interessados.

17 a 20 de março de 2020
das 18h30 às 21h30
Praça da Sé, 108 – Centro – São Paulo, SP. Esquina com a Rua Benjamin Constant – estação Sé do Metrô.
Inscrições até: 17/03/2020 - 16h
R$448,00 (valor único, com desconto): em até 6 parcelas no cartão de crédito (6xR$74,67), ou à vista no boleto para pagamento até 10/03/2020.
17 a 20 de março de 2020
das 18h30 às 21h30
Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo, SP. Esquina com a Rua Benjamin Constant - estação Sé do Metrô.

Etapas da produção de um livro dentro do departamento editorial.

• Visão geral da produção do livro (passo a passo). Como são as etapas da produção de um livro dentro do departamento editorial.
  • Organização de cronograma.
  • Apresentação dos diferentes trabalhos com o texto: tradução, edição, preparação de originais, revisão de provas, revisão técnica. A diferença entre eles, o perfil de cada profissional envolvido nessas diferentes etapas.
  • Apresentação de outros serviços envolvidos na produção, como índices (remissivo, onomástico, temático), checagens, produção de imagens, pesquisa iconográfica, licenciamentos. Como identificar a necessidade de cada serviço e como contratar e avaliar profissionais para cada etapa.
  • Noção geral das especificidades de cada tipo de livro: técnicos, universitários, literários, HQ, didáticos, infantis, juvenis.
  • Como contratar colaboradores externos: como encomendar os trabalhos, qual o perfil de cada freelancer envolvido na produção, como acompanhar os serviços.
  • Como coordenar os trabalhos internos e externos e manter um clima saudável na equipe.
  • ISBN, ficha catalográfica (como e quando pedir).
  • Textos de aparatos editoriais: orelhas, quarta capa, textos para divulgação. Quando contratar e quais são as características de cada um.
  • Prospecção de originais, contratação de títulos para publicação, negociação de adiantamento e royalties.
  • O trabalho de outros departamentos dentro de uma editora (e a relação de cada um com o editorial).
  • Relacionamento com freelancers, autores, influenciadores e colegas de editora.
  • Caminhos de entrada para o mercado editorial; dificuldades e pontos fracos do mercado.

Atenção!

A inscrição é pessoal e intransferível.
A realização dos cursos está sujeita a um número mínimo de inscrições. Não nos responsabilizamos por despesas de passagens aéreas e reservas de hotel (por favor, entre em contato com a secretaria para a confirmação do curso: unil@unesp.br ou  (11) 3242-9555 / 3242-7171 ramais 502 e 503).

O participante que obtiver frequência mínima de 75% das aulas terá direito ao certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp.

Bárbara Prince

É formada em Editoração pela ECA-USP e atua há 9 anos no mercado editorial, tendo trabalhado durante 4 anos como editora na Aleph. Atualmente presta serviços editoriais diversos, inclusive como coordenadora de projetos editoriais. Nas horas vagas, participa de projetos independentes de edição de ficção e escreve no blog literário Sem Serifa.

Cristina Yamazaki

É graduada em Produção Editorial pela ECA-USP e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Atua como editora de texto desde 1997. Foi sócia da Todotipo Editorial (empresa de serviços editoriais, 2008-2017) e hoje é editora de texto freelancer. Pesquisa temas ligados a edição de texto, revisão de texto, legibilidade, formação de editores, editoração.