Material didático e novas tecnologias: Design Instrucional (EaD)

O curso mostra como o design instrucional (ou educacional) tornou-se mais uma área de atuação para editores, professores e outros profissionais ligados à comunicação e à educação. Analisamos as mudanças na educação e nos hábitos de leitura, com a predominância dos suportes digitais, e os impactos dessas mudanças sobre o desenvolvimento de materiais didáticos. Discutimos a aplicação dos materiais didáticos em ambientes digitais e as técnicas e metodologias que professores e editores precisam dominar, aproximando suas atuações do design educacional. São abordados o modelo ADDIE de design instrucional e temas essenciais para os desenvolvedores de conteúdo, como direitos autorais e viabilização e gestão de projetos. Os participantes aprenderão a trabalhar com os diversos formatos de conteúdos digitais e elaborarão protótipos de materiais educacionais para múltiplos meios.

Professores e tutores de todas as áreas do conhecimento, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, editores, conteudistas, preparadores, revisores, assistentes editoriais, jornalistas, escritores, bibliotecários, estudantes de pedagogia, comunicação, editoração, letras e jornalismo, tradutores, empreendedores e demais interessados

O curso é desenvolvido em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, no qual serão disponibilizados textos, videoaulas, exercícios e material complementar (quando houver).

22 de maio a 11 de setembro de 2020 - ATENÇÃO! Inscrições prorrogadas até dia 19 de junho - 23h30.
On-line periódico
Início do curso: 22 de maio de 2020. ATENÇÃO! Inscrições prorrogadas até dia 19 de junho - 23h30.
De R$544,00 por R$462,00 (valor único, com desconto): em até 6 parcelas no cartão de crédito (6 x R$77,00).
On-line periódico

• Aula 0    Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Introdução
  • Aula 1    O meio editorial e o design instrucional
  • Aula 2    Direitos autorais para editores e designers instrucionais
  • Aula 3    Metodologias ativas de ensino-aprendizagem
  • Aula 4    Tecnologias digitais da informação e da comunicação
  • Aula 5    Análise dos novos processos educacionais
  • Aula 6    O que é design instrucional
  • Aula 7    O modelo ADDIE I: análise
  • Aula 8   O modelo ADDIE II: design
  • Aula 9    Trilhas de aprendizagem
  • Aula 10  Roteiro
  • Aula 11  Gamificação
  • Aula 12  Objetos de aprendizagem
  • Aula 13  O modelo ADDIE III: desenvolvimento
  • Aula 14  O modelo ADDIE IV: implementação
  • Aula 15  O modelo ADDIE V: avaliação
  • Aula 16  Viabilidade de projetos

A inscrição será efetivada após a confirmação do pagamento (boleto/cartão).
Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
O acesso à plataforma será liberado entre os dias 21 e 22 de maio de 2020.

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato.

A partir do dia 21 de maio, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do GMAIL, verificar também na aba “promoções”).

4. o não pagamento dos boletos implicará no bloqueio de acesso à plataforma. Para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, favor enviar e-mail para unil@unesp.br. Quanto às aulas, entre em contato com seu tutor através da plataforma.

Disponibilização das aulas

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios na plataforma.

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato. As inscrições realizadas após o início do curso serão efetivadas em até 24 horas (dias úteis).

A partir de 22 de maio, a cada 6a. feira (a partir das 16h), disponibilizaremos uma nova aula, até o término do curso (11 de setembro de 2020).

Entrega de atividades

Sugerimos que a entrega das atividades seja semanal, a partir da entrada de cada aula, para não haver atropelos. Observem rigorosamente as datas de entrega. Isso é importante para o andamento do curso. Vale lembrar que, no dia a dia do mercado editorial, os profissionais têm prazo para a entrega dos trabalhos. Cumprir prazos é mais uma das qualidades que se espera de um bom profissional. Prazo final para entrega de TODAS as atividades: dia 27 de setembro de 2020.

Para a aprovação, o cursista deverá, por meio da plataforma:

• realizar as atividades sugeridas;
  • realizar 70% do total dos exercícios indicados durante as aulas e
  • obter nota igual ou superior a 7,0 (sete).

O concluinte receberá certificado com o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil, conforme instruções dos tutores) é de 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos cursistas e da correção da Avaliação Final (quando houver).

IMPORTANTE!! A plataforma estará disponível para acesso tanto do conteúdo do curso quanto para a impressão do certificado (se for o caso) até a data-limite que será informada pelos tutores.

Roger Trimer

Graduado e pós-graduado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Tem 20 anos de experiência em editoras educacionais e sistemas de ensino, tendo sido diretor editorial de livros universitários e de ensino de inglês, diretor editorial dos sistemas de ensino COC, Dom Bosco, Pueri Domus e Name e diretor geral do Sistema de Ensino Poliedro. Atualmente dirige sua empresa Merit Consultoria e Treinamentos, mas ainda se define como editor.