Marketing 360 graus para o mercado editorial (EaD)

A partir da análise do mercado editorial de livros de interesse geral, apresentar o marketing na indústria editorial, desde o processo de edição até a divulgação, passando por vendas e precificação. Dotar o cursista de ferramentas para que ele possa fazer um plano de marketing para o seu livro ou a sua editora.

Profissionais de marketing e vendas de editoras na área de interesse geral, editores, autores, jornalistas, estudantes, publicitários empreendedores, futuros empreendedores e demais interessados.

O curso é desenvolvido em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, no qual serão disponibilizados textos, videoaulas, exercícios e material complementar (quando houver).

1º de abril a 24 de junho de 2020 - Inscricões prorrogadas até dia 06 de maio - 23h30
On-line periódico
Início do curso: 1º de abril de 2020. ATENÇÃO! Inscrições prorrogadas até dia 06 de maio - 23h30
De R$490,00 por R$416,00 (valor único, com desconto): em até 6 parcelas no cartão de crédito (6 x R$69,33), ou à vista no boleto para pagamento até 27/03/2020.
On-line periódico

0 Utilização da Plataforma (AVA) e Introdução
1 Introdução ao Marketing
2 Os números do mercado brasileiro do livro, listas e análise de tendências
3 Os 4 Ps de marketing, definição de público-alvo
4 O marketing de um livro começa no editor. A importância da capa, título e metadados
5 Preço e distribuição
6 Definindo a estratégia, verba e introdução ao P de Promoção
7 Trade marketing, o marketing voltado para o varejo
8 Estruturando plataformas de comunicação e assessoria de imprensa
9 Assessoria de imprensa e eventos
10 Marketing digital I: dos sites aos influenciadores digitais
11 Marketing digital II: das redes sociais aos vídeos
12 Marketing off-line e comunicação integrada

A inscrição será efetivada após a confirmação do pagamento (boleto/cartão).
Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
O acesso à plataforma será liberado entre os dias 31 de março e 1º de abril de 2020.

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato.

A partir do dia 31 de março, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do GMAIL, verificar também na aba “promoções”).

4. o não pagamento dos boletos implicará no bloqueio de acesso à plataforma. Para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook. Para dúvidas, favor enviar e-mail para unil@unesp.br. Quanto às aulas, entre em contato com seu tutor através da plataforma.

Disponibilização das aulas

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios na plataforma.

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato. As inscrições realizadas após o início do curso serão efetivadas em até 24 horas (dias úteis).

A partir de 1º de abril, a cada 4a. feira (a partir das 16h), disponibilizaremos uma nova aula, até o término do curso (24 de junho de 2020).

A partir do dia 31 de março, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail pessoal. O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.). Favor verificar no spam e lixo eletrônico do seu e-mail (no GMAIL, verificar também na aba “promoções”).

Entrega de atividades

Sugerimos que a entrega das atividades seja semanal, a partir da entrada de cada aula, para não haver atropelos. Observem rigorosamente as datas de entrega. Isso é importante para o andamento do curso. Vale lembrar que, no dia a dia do mercado editorial, os profissionais têm prazo para a entrega dos trabalhos. Cumprir prazos é mais uma das qualidades que se espera de um bom profissional. Prazo final para entrega de TODAS as atividades: dia 12 de julho de 2020.

Para a aprovação, o cursista deverá, por meio da plataforma:

• realizar as atividades sugeridas;
  • realizar 70% do total dos exercícios indicados durante as aulas e
  • obter nota igual ou superior a 7,0 (sete).

O concluinte receberá certificado com o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil, conforme instruções dos tutores) é de 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos cursistas e da correção da Avaliação Final (quando houver).

IMPORTANTE!! A plataforma estará disponível para acesso tanto do conteúdo do curso quanto para a impressão do certificado (se for o caso) até a data-limite que será informada pelos tutores.

Bruno Zolotar

Profissional de marketing com mais de 30 anos de experiência na área, sendo 13 anos no mercado editorial. Formado em publicidade pela Universidade Federal Fluminense com várias especializações. Atuou 4 anos em agências de propaganda como redator e 11 anos na indústria de bebidas destiladas e vinhos, boa parte em cargos gerenciais nas áreas de marketing, vendas e trade marketing. Na área de consultoria prestou serviços para Spoletto, Nissan, Nestlé Sorvetes e foi o responsável pelo lançamento e arquitetura de marca dos sucos Do Bem. Diretor de Marketing e Vendas da Rocco, atuou no Grupo Editorial Record como diretor de marketing por 12 anos. No mercado do livro também foi Gerente de Marketing da Saraiva Educação. Ministra aulas de marketing do livro na pós-graduação da Universidade Santa Úrsula e é coordenador de cursos livres na área editorial na PUC-RJ.