Gramática para preparadores e revisores de texto

Objetivo(s)

Levantar os problemas gramaticais mais frequentes na produção, na preparação e na revisão de textos editoriais de ficção e não ficção. Discutir esses problemas gramaticais e solucioná-los de acordo com a norma, o contexto e o manual de estilo adotado pelas editoras.

Editores, preparadores, revisores, assistentes editoriais, jornalistas, escritores, bibliotecários, estudantes de comunicação, editoração, letras e jornalismo, tradutores, empreendedores e demais interessados.

10 a 13 de março de 2020
das 18h30 às 21h30
Praça da Sé, 108 – Centro – São Paulo, SP. Esquina com a Rua Benjamin Constant – estação Sé do Metrô.
Inscrições até: 10/03/2020 - 16h
R$448,00 (valor único, com desconto): em até 6 parcelas no cartão de crédito (6xR$74,67), ou à vista no boleto para pagamento até 03/03/2020.
10 a 13 de março de 2020
das 18h30 às 21h30
Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo, SP. Esquina com a Rua Benjamin Constant - estação Sé do Metrô.

Pré-requisitos
Trata-se de um curso de nível intermediário, com foco na resolução prática e normativa de dificuldades gramaticais. Pressupõe um aluno com conhecimentos básicos consolidados (classes de palavras, oração, período, acentuação, ortografia e pontuação).

Atenção: este não é um curso de redação.

As etapas da produção editorial.
Texto e contexto.
Os problemas de comunicação.
Os níveis de intervenção editorial.
Coesão e coerência.
Os usos especiais do verbo, a formação do imperativo, o emprego do subjuntivo, a flexão do infinitivo pessoal.
Pronomes retos e oblíquos no português do Brasil.
Regência verbal.
O uso dos artigos.
Que, por que, porque, porquê.
Os clichês e outras questões de linguagem.

Atenção!

A inscrição é pessoal e intransferível.
A realização dos cursos está sujeita a um número mínimo de inscrições. Não nos responsabilizamos por despesas de passagens aéreas e reservas de hotel (por favor, entre em contato com a secretaria para a confirmação do curso: unil@unesp.br ou  (11) 3242-9555 / 3242-7171 ramais 502 e 503).

O participante que obtiver frequência mínima de 75% das aulas terá direito ao certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp.

Ibraíma Dafonte Tavares

Formada em Letras, trabalha no mercado editorial desde 1988. Começou a carreira como revisora, no Círculo do Livro, trabalhou como tradutora e preparadora autônoma e durante três anos coordenou alguns canais de conteúdo no serviço de internet da AOL Brasil. Foi editora-executiva da Editora Alaúde, que publica livros de não ficção, e de seu selo de literatura, o Tordesilhas. Apaixonada por livros e pelo trabalho de editar textos para publicação, nos últimos anos descobriu uma nova paixão: ensinar o ofício a quem se dispõe a aprendê-lo.