Gramática para preparadores e revisores de texto (EaD)

• Discutir gramática e o português do Brasil. Levantar os problemas gramaticais mais frequentes na produção, na preparação e na revisão de textos de ficção e não ficção.
  • Discutir esses problemas gramaticais e solucioná-los de acordo com a norma, o contexto e o manual de estilo adotado pelas editoras.

Editores, preparadores, revisores, assistentes editoriais, jornalistas, escritores, bibliotecários, estudantes de comunicação, editoração, letras e jornalismo, tradutores, empreendedores e demais interessados no trabalho de dar tratamento editorial a um texto.

O curso é desenvolvido em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, no qual serão disponibilizados textos, videoaulas, exercícios e material complementar (quando houver).

19 de novembro de 2019 a 04 de fevereiro de 2020
On-line periódico
Inscrições até: 19/11/2019 - 23h30 (receberemos inscrições até 16/12/2019).
4 parcelas de R$111,25 (no boleto, até 12/11/2019); 6 parcelas de R$74,20 (no cartão de crédito, até dia 16/12/2019).
19 de novembro de 2019 a 04 de fevereiro de 2020
On-line periódico

Pré-requisitos
Trata-se de um curso de nível intermediário, com foco na resolução prática e normativa de dificuldades gramaticais. Pressupõe um aluno com conhecimentos básicos consolidados (classes de palavras, oração, período, acentuação, ortografia e pontuação).

Atenção: este não é um curso de redação.

A gramática aplicada ao cotidiano do preparador e do revisor de texto. As fontes, as discussões em torno da norma e do uso. Os limites de intervenção e as questões gramaticais recorrentes no trabalho com textos para publicação.

• Aula 0 Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Introdução
  • Aula 1 Texto, contexto e trabalho editorial
  • Aula 2 Gramática, coesão e colocação
  • Aula 3 No princípio era o verbo
  • Aula 4 Concordância verbal e concordância nominal
  • Aula 5 Regência verbal
  • Aula 6 Eu, tu, eles e a colocação dos pronomes átonos
  • Aula 7 Do artigo à crase
  • Aula 8 A vírgula
  • Aula 9 Outras questões de linguagem

O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
O acesso à plataforma será liberado entre os dias 18 e 19 de novembro de 2019.
Receberemos inscrições até dia 16 de dezembro, porém, os exercícios deverão ser entregues até a data-limite (16/02/2020).
ATENÇÃO! Período de recesso: de 20/12/2019 a 05/01/2020.

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato.

A partir do dia 18 de novembro, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do GMAIL, verificar também na aba “promoções”).

4. o não pagamento dos boletos implicará no bloqueio de acesso à plataforma. Para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook. Para dúvidas, favor enviar e-mail para unil@unesp.br. Quanto às aulas, entre em contato com seu tutor através da plataforma.

Disponibilização das aulas

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios na plataforma.

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato. As inscrições realizadas após o início do curso serão efetivadas em até 24 horas (dias úteis).

A partir de 19 de novembro, a cada 3a. feira (a partir das 16h), disponibilizaremos uma nova aula, até o término do curso (04 de fevereiro de 2020).

A partir do dia 18 de novembro, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail pessoal. O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.). Favor verificar no spam e lixo eletrônico do seu e-mail (no GMAIL, verificar também na aba “promoções”).

Entrega de atividades

Sugerimos que a entrega das atividades seja semanal, a partir da entrada de cada aula, para não haver atropelos. Prazo final para entrega de TODAS as atividades: dia 16 de fevereiro de 2020.

Para a aprovação, o cursista deverá, por meio da plataforma:

• realizar as atividades sugeridas;
  • realizar 70% do total dos exercícios indicados durante as aulas e
  • obter nota igual ou superior a 7,0 (sete).

O concluinte receberá certificado com o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (seja em PDF – via e-mail – ou disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil, conforme instruções dos tutores) é de 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos cursistas e da correção da Avaliação Final (quando houver).

IMPORTANTE!! A plataforma estará disponível para acesso tanto do conteúdo do curso quanto para a impressão do certificado (se for o caso) até a data-limite que será informada pelos tutores.

Ibraíma Dafonte Tavares

Formada em Letras, trabalha no mercado editorial desde 1988. Começou a carreira como revisora, no Círculo do Livro, trabalhou como tradutora e preparadora autônoma e durante três anos coordenou alguns canais de conteúdo no serviço de internet da AOL Brasil. Foi editora-executiva da Editora Alaúde, que publica livros de não ficção, e de seu selo de literatura, o Tordesilhas. Apaixonada por livros e pelo trabalho de editar textos para publicação, nos últimos anos descobriu uma nova paixão: ensinar o ofício a quem se dispõe a aprendê-lo.

Email Marketing by E-goi