Gramática da Língua Portuguesa – Crase (EaD)

O curso de Gramática da Língua Portuguesa tem como objetivo fundamental apresentar tópicos básicos da Gramática Normativa, que, geralmente, oferecem dificuldades para os estudantes e para os profissionais de diversas áreas.

Como se trata de Gramática Normativa, vamos privilegiar a norma-padrão, que ainda é a requisitada no trabalho da maioria dos profissionais da imprensa, da educação, das empresas e nas comunicações oficiais.

Procuramos, sempre que possível, explicar a teoria gramatical por meio de exemplos extraídos de textos literários, jornais, revistas, livros científicos, didáticos, entre outros.

Quanto à terminologia da gramática, foram adotadas as proposições da Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), que ainda regulamenta o vocabulário específico desse estudo no país.

Embora seja dada prioridade à norma-padrão, chamamos atenção para o desvio dessa norma sempre que o uso efetivo da Língua Portuguesa no Brasil a contrarie.

Preparadores e revisores, assistentes editoriais, editores de texto, professores, bibliotecários, arquivistas, jornalistas, publicitários, estudantes e profissionais do Direito, vestibulandos, candidatos aos concursos públicos e demais interessados.

O curso é desenvolvido em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, no qual serão disponibilizados textos, videoaulas, exercícios e materiais complementares (quando houver).

On-line permanente
R$150,00 (valor único, com desconto): em até 4 parcelas no cartão de crédito (4xR$37,50) ou à vista no boleto.
On-line permanente

Estrutura das aulas
As aulas obedecem à seguinte estrutura geral:
Texto básico – conteúdo da aula.
Vídeo básico – discussão dos temas de cada aula.
Extras/Material complementar – leituras e materiais indicados para aprofundamento sobre o tema discutido.
Exercícios – O curso contará com questões objetivas e autocorretivas. Em cada aula haverá 10 exercícios com 3 alternativas. Como a finalidade do curso não é a reprovação, o cursista terá 3 chances de responder às questões.

Aula 0    Apresentação do curso
Aula 1    Conceito
Aula 2    Casos em que ocorre a crase
Aula 3    Casos em que não ocorre a crase
Aula 4    Casos de crase facultativa

Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.
A inscrição será efetivada após a confirmação do pagamento (boleto/cartão).
O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
Os cursistas terão acesso ao curso durante 60 (sessenta) dias, contados a partir do momento em que os inscritos receberem por e-mail a confirmação do pagamento. O prazo para liberação do primeiro acesso à plataforma é de 24 horas (dias úteis) após o envio de: link da plataforma, login, senha e chave de inscrição.

Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

Disponibilização das aulas

O acesso à plataforma não é imediato.
O cursista terá acesso ao curso durante 60 (sessenta) dias, contados a partir do momento em que o inscrito receber por e-mail a confirmação do pagamento.
Solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail pessoal. O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.). Favor verificar no spam e lixo eletrônico do seu e-mail (no GMAIL, verificar também na aba “promoções”).

Exercícios

Para concluir o curso e receber o certificado, basta ao cursista realizar TODOS os exercícios propostos nas aulas.

Terão direito ao certificado de conclusão do curso o cursista que realizar TODOS os exercícios propostos.
O cursista receberá o certificado de conclusão com o total de horas (correspondentes ao curso), expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil) é de até 60 (sessenta) dias, contados a partir do primeiro acesso à plataforma, ou quando o cursista terminar TODOS os exercícios do curso.

Francisco Marto de Moura (Chico Moura)

Licenciado em Letras (Português e Francês) pela Universidade de São Paulo, direcionou sua vida profissional ao ensino da gramática e da produção de texto, tanto como professor no ensino fundamental, médio e superior e em cursinhos pré-vestibulares, quanto como autor de livros didáticos e gramáticas. Vem preparando candidatos para a prova de redação do concurso à carreira diplomática, além de ministrar cursos de escrita para profissionais em empresas e palestras para a formação de professores em diversas regiões do país.
Coautor, com Carlos Faraco, de livros didáticos pela Editora Ática há mais de 30 anos. Coautor, com Wilma Moura, do livro Tirando de letra: orientações simples e práticas para escrever bem, lançado em 2017 pela Companhia das Letras.