Gramática da Língua Portuguesa – Colocação pronominal (EaD)

O curso de Gramática da Língua Portuguesa tem como objetivo fundamental apresentar tópicos básicos da Gramática Normativa, que, geralmente, oferecem dificuldades para os estudantes e para os profissionais de diversas áreas.

Como se trata de Gramática Normativa, vamos privilegiar a norma-padrão, que ainda é a requisitada no trabalho da maioria dos profissionais da imprensa, da educação, das empresas e nas comunicações oficiais.

Procuramos, sempre que possível, explicar a teoria gramatical por meio de exemplos extraídos de textos literários, jornais, revistas, livros científicos, didáticos, entre outros.

Quanto à terminologia da gramática, foram adotadas as proposições da Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), que ainda regulamenta o vocabulário específico desse estudo no país.

Embora seja dada prioridade à norma-padrão, chamamos atenção para o desvio dessa norma sempre que o uso efetivo da Língua Portuguesa no Brasil a contrarie.

Preparadores e revisores, assistentes editoriais, editores de texto, professores, bibliotecários, arquivistas, jornalistas, publicitários, estudantes e profissionais do Direito, vestibulandos, candidatos aos concursos públicos e demais interessados.

O curso é desenvolvido em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, no qual serão disponibilizados textos, videoaulas, exercícios e materiais complementares (quando houver).

On-line permanente
2 parcelas de R$75,00 (em boleto bancário) ou 6 parcelas de R$25,00 (em cartão de crédito).
On-line permanente

Estrutura das aulas
As aulas obedecem à seguinte estrutura geral:
Texto básico – conteúdo da aula.
Vídeo básico – discussão dos temas de cada aula.
Textos e materiais complementares – leituras e materiais indicados para aprofundamento sobre o tema discutido.
Exercícios – O curso contará com questões objetivas e autocorretivas. Em cada aula haverá 10 exercícios com 3 alternativas. Como a finalidade do curso não é a reprovação, o cursista terá 3 chances de responder às questões.

Aula 0    Apresentação do curso
Aula 1    Próclise
Aula 2    Ênclise e mesóclise
Aula 3    Colocação pronominal em locuções verbais e tempos compostos
Aula 4    Fatores estilísticos da colocação pronominal

Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.
O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
Os cursistas terão acesso ao curso durante 60 (sessenta) dias, contados a partir do momento em que os inscritos receberem por e-mail a confirmação do pagamento. O prazo para liberação do primeiro acesso à plataforma é de 24 horas (dias úteis) após o envio de: link da plataforma, login, senha e chave de inscrição.
ATENÇÃO! Período de recesso: de 20/12/2019 a 05/01/2020.
As inscrições efetuadas nesse período serão processadas a partir do dia 06/01/2020.

Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

Disponibilização das aulas

O acesso à plataforma não é imediato.
O cursista terá acesso ao curso durante 60 (sessenta) dias, contados a partir do momento em que o inscrito receber por e-mail a confirmação do pagamento.
Solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail pessoal. O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.). Favor verificar no spam e lixo eletrônico do seu e-mail (no GMAIL, verificar também na aba “promoções”).

Exercícios

Para concluir o curso e receber o certificado, basta ao cursista realizar TODOS os exercícios propostos nas aulas.

Terão direito ao certificado de conclusão do curso o cursista que realizar TODOS os exercícios propostos.
O cursista receberá o certificado de conclusão com o total de horas (correspondentes ao curso), expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil) é de até 60 (sessenta) dias, contados a partir do primeiro acesso à plataforma, ou quando o cursista terminar TODOS os exercícios do curso.

Francisco Marto de Moura

Licenciado em Letras (Português e Francês) pela Universidade de São Paulo. Ex-professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no ensino fundamental, médio e superior e em cursinhos pré-vestibulares. Atualmente prepara, para a prova de redação, candidatos à carreira diplomática. Coautor, com Carlos Faraco, de livros didáticos pela Editora Ática há mais de 30 anos. Coautor, com Wilma Moura, do livro Tirando de letra: orientações simples e práticas para escrever bem, lançado em 2017 pela Companhia das Letras.

Email Marketing by E-goi