A edição de livros didáticos: a teoria colocada em prática

Atenção!!!
Dias 24 e 25 de março – aulas na Universidade do Livro.
Dias 26 e 27 de março – aulas no Laboratório do Núcleo de Computação Científica da UNESP – Rua Jornalista Aloysio Biondi, s/n – ao lado da estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô.

Objetivos(s)

• Conhecer as peculiaridades do trabalho editorial com livros didáticos e os documentos oficiais que orientam essas obras didáticas a serem publicadas.
  • Identificar problemas ligados ao conteúdo e à adequação textual.
  • Perceber necessidades, possibilidades e limites da intervenção do editor.

Editores, editores-assistentes, preparadores, copidesques, revisores, editores de texto, autores, professores, pedagogos, estudantes, bibliotecários e demais interessados.

Dias 24 e 25: Aulas expositivas envolvendo as particularidades do trabalho e as diversas etapas do processo de edição, incluindo aspectos do projeto gráfico (aulas na Universidade do Livro – Estação Sé do Metrô).

Dias 26 e 27: Oficinas de edição de texto a partir de originais de diferentes disciplinas apresentados em editoras de perfil didático (aulas no Laboratório do Núcleo de Computação Científica da UNESP – Rua Jornalista Aloysio Biondi, s/n – ao lado da estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô).

24 a 27 de março de 2020
das 18h30 às 21h30
Dias 24 e 25: Praça da Sé, 108 – Centro – São Paulo, SP. Esquina com a Rua Benjamin Constant – estação Sé do Metrô.
Dias 26 e 27: Laboratório do Núcleo de Computação Científica da UNESP – Rua Jornalista Aloysio Biondi, s/n – ao lado da estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô.
Inscrições até: 24/03/2020 - 16h
R$448,00 (valor único, com desconto): em até 6 parcelas no cartão de crédito (6xR$74,67), ou à vista no boleto para pagamento até 17/03/2020.
24 a 27 de março de 2020
das 18h30 às 21h30
Dias 24 e 25: Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo, SP. Esquina com a Rua Benjamin Constant - estação Sé do Metrô.
Dias 26 e 27- Laboratório do Núcleo de Computação Científica da UNESP – Rua Jornalista Aloysio Biondi, s/n – ao lado da estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô.

• As diferenças entre editar ficção, ensaio e livro didático.
  • As particularidades do livro didático.
  • As adequações à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
  • Os programas oficiais do livro didático.
  • A exigência de material digital.
  • O projeto gráfico: importância e principais implicações para a edição.
  • O Manual do Professor.
  • As fases do trabalho editorial.
  • A intervenção editorial no texto dos autores.
  • O acompanhamento do original até a liberação das provas para impressão.

Atenção!

A inscrição é pessoal e intransferível.
A realização dos cursos está sujeita a um número mínimo de inscrições. Não nos responsabilizamos por despesas de passagens aéreas e reservas de hotel (por favor, entre em contato com a secretaria para a confirmação do curso: unil@unesp.br ou  (11) 3242-9555 / 3242-7171 ramais 502 e 503).

O participante que obtiver frequência mínima de 75% das aulas terá direito ao certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp.

Wilma Moura

Licenciada em Filosofia e Pedagogia, desenvolveu toda sua vida profissional no trato com o texto. Trabalhou nas editoras Abril, Ática e Macmillan, além de prestar assessoria para diversas editoras didáticas. Exerceu praticamente todas as funções ligadas à área editorial: foi revisora, preparadora, copidesque, redatora, editora, gerente editorial, autora. Contribuiu para a formação de profissionais do livro, ministrando cursos de redação nas editoras em que trabalhou e de edição de livros didáticos na Universidade do Livro. Publicou, em 2017, em coautoria com Chico Moura, o livro Tirando de letra: orientações simples e práticas para escrever bem, pela Companhia das Letras.