O ‘passo a passo’ da produção editorial: acompanhamento dos trabalhos de edição do livro

Objetivos

Apresentar, etapa por etapa, o trabalho de produção editorial de livros, por meio de exemplos e exercícios. Oferecer informações para que seja possível acompanhar todo o processo editorial, prevendo problemas e dificuldades recorrentes, além de possíveis soluções.

Público-alvo

Editores, assistentes editoriais, preparadores, revisores, estudantes de comunicação, editoração e jornalismo, jornalistas, empreendedores, futuros profissionais de editoras, bibliotecários e demais interessados.

Conteúdo

Etapas da produção de um livro dentro do departamento editorial:
Visão geral da produção do livro (passo a passo). Como são as etapas da produção de um livro dentro do departamento editorial.
Organização de cronograma.
Apresentação dos diferentes trabalhos com o texto: tradução, edição, preparação de originais, revisão de provas, revisão técnica. A diferença entre eles, o perfil de cada profissional envolvido nessas diferentes etapas.
Apresentação de outros serviços envolvidos na produção, como índices (remissivo, onomástico, temático), checagens, produção de imagens, pesquisa iconográfica, licenciamentos. Como identificar a necessidade de cada serviço e como contratar e avaliar profissionais para cada etapa.
Noção geral das especificidades de cada tipo de livro: técnicos, universitários, literários, HQ, didáticos, infantis, juvenis.
Como contratar colaboradores externos: como encomendar os trabalhos, qual o perfil de cada freelancer envolvido na produção, como acompanhar os serviços.
Como coordenar os trabalhos internos e externos e manter um clima saudável na equipe.
ISBN, ficha catalográfica (como e quando pedir).
Textos de aparatos editoriais: orelhas, quarta capa, textos para divulgação. Quando contratar e quais são as características de cada um.
Prospecção de originais, contratação de títulos para publicação, negociação de adiantamento e royalties.
O trabalho de outros departamentos dentro de uma editora (e a relação de cada um com o editorial).
Relacionamento com freelancers, autores, influenciadores e colegas de editora.
Caminhos de entrada para o mercado editorial; dificuldades e pontos fracos do mercado.

Tenho interesse neste curso:

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Docentes

Bárbara Prince

É formada em Editoração pela ECA-USP e atua há 9 anos no mercado editorial, tendo trabalhado durante 4 anos como editora na Aleph. Atualmente presta serviços editoriais diversos, inclusive como coordenadora de projetos editoriais. Nas horas vagas, participa de projetos independentes de edição de ficção e escreve no blog literário Sem Serifa.


Cristina Yamazaki

É graduada em Produção Editorial pela ECA-USP e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Atua como editora de texto desde 1997. Foi sócia da Todotipo Editorial (empresa de serviços editoriais, 2008-2017) e hoje é editora de texto freelancer. Pesquisa temas ligados a edição de texto, revisão de texto, legibilidade, formação de editores, editoração.

Leave a Reply

Tamanho da fonte
Modo contraste
X