Material didático e novas tecnologias: Design Instrucional

Objetivos

O curso mostra como o design instrucional (ou educacional) se tornou mais uma área de atuação para editores e demais profissionais da área de livros didáticos. Analisa as mudanças na educação e nos hábitos de leitura, com a predominância dos suportes digitais e a atuação dos editores nesse cenário. Os participantes aprenderão a trabalhar com os diversos formatos de conteúdos digitais e elaborarão protótipos de materiais educacionais para múltiplos meios.

Público-alvo

Professores e tutores de todas as áreas do conhecimento, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, editores, conteudistas, preparadores, revisores, assistentes editoriais, jornalistas, escritores, bibliotecários, estudantes de pedagogia, comunicação, editoração, letras e jornalismo, tradutores, empreendedores e demais interessados.

Conteúdo

1. O ambiente editorial e o DI
Novos hábitos de leitura: a) Suportes digitais; b) Fruição fragmentada de conteúdos; c) Novos tipos de conteúdos; d) A edição técnica ameaçada.
Desenho educacional/design instrucional: só para cursos on-line?
Análise dos novos processos educacionais.
Metodologias ativas de ensino-aprendizado: a) Sala de aula invertida; b) PBL; c) Peer-based; d) LMSs e seus usos.
Editor/DI é diretor, professor e aluno.
Professores como conteudistas, tutores e usuários.
Atividade: ideia de curso. Ferramenta: design thinking.

2. DI e sua implementação
Introdução ao desenho educacional: a) Livros didáticos; b) Editor designer: planejamento, Rough, Layout; c) Livros + multimídia: bibliotecas virtuais; objetos instrucionais; d) Trilhas de aprendizagem: curadoria de conteúdos.
O modelo ADDIE: análise; design; desenvolvimento; implementação; avaliação.
Tipos de desenho educacional: fixo; aberto; contextualizado.
Atividade: relatório de análise contextual.
Trilhas de aprendizagem.
Objetos de aprendizagem.
Storyboards de e-learning.
Roteiros e roteiros…
Atividade: Roteiro de curso.

3. Recursos instrucionais
Ensino gamificado: CAE ou não CAE?; o papel do professor/tutor; planejamento de jogos.
Aprendizagem adaptativa: quanto de IA?; Quanto de conteúdo?; estrutura mínima para a aprendizagem adaptativa.
LMSs/AVAs: recursos mínimos; Fóruns e Wikis.
Mediação e tutoria: motivação dos participantes; individualização do aprendizado.
Processos avaliativos.
Atividade: recursos para implementação e tipos de avaliação.

4. Fazendo acontecer: gestão de projetos
O processo produtivo editorial x digital.
Fornecedores e níveis de serviço.
Avaliação da capacidade da equipe.
Métodos tradicionais e ágeis de gestão: Gantt, Kanban, Scrum.
Atividade: planejamento de produção de um curso.

Tenho interesse neste curso:

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Docente

Roger Trimer

Graduado e pós-graduado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Tem 20 anos de experiência em editoras educacionais e sistemas de ensino, tendo sido diretor editorial de livros universitários e de ensino de inglês, diretor editorial dos sistemas de ensino COC, Dom Bosco, Pueri Domus e Name e diretor geral do Sistema de Ensino Poliedro. Atualmente dirige sua empresa Merit Consultoria e Treinamentos, mas ainda se define como editor.

Leave a Reply

Tamanho da fonte
Modo contraste
X