Marketing 360 graus para o mercado editorial (EaD)

Objetivos

A partir da análise do mercado editorial de livros de interesse geral, apresentar o marketing na indústria editorial, desde o processo de edição até a divulgação, passando por vendas e precificação. Dotar o cursista de ferramentas para que ele possa fazer um plano de marketing para o seu livro ou a sua editora.

Público-alvo

Profissionais de marketing e vendas de editoras na área de interesse geral, editores, autores, jornalistas, estudantes, publicitários empreendedores, futuros empreendedores e demais interessados.

Conteúdo

Aulas
0 Utilização da Plataforma (AVA) e Introdução
1 Introdução ao Marketing
2 Os números do mercado brasileiro do livro, listas e análise de tendências
3 Os 4 Ps de marketing, definição de público-alvo
4 O marketing de um livro começa no editor. A importância da capa, título e metadados
5 Preço e distribuição
6 Definindo a estratégia, verba e introdução ao P de Promoção
7 Trade marketing, o marketing voltado para o varejo
8 Estruturando plataformas de comunicação e assessoria de imprensa
9 Assessoria de imprensa e eventos
10 Marketing digital I: dos sites aos influenciadores digitais
11 Marketing digital II: das redes sociais aos vídeos
12 Marketing off-line e comunicação integrada

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Docente

Bruno Zolotar

Profissional de marketing com cerca de 30 anos de experiência na área, sendo dez anos no mercado editorial. Formado em publicidade pela Universidade Federal Fluminense, atuou 4 anos em agências de propaganda como redator e 11 anos na indústria de bebidas destiladas e vinhos, boa parte em cargos gerenciais nas áreas de marketing, vendas e trade marketing. Na área de consultoria prestou serviços para Spoletto, Nissan, Nestlé Sorvetes e foi o responsável pelo lançamento e arquitetura de marca dos sucos Do Bem. Atua no Grupo Editorial Record desde 2007, onde atualmente é diretor de marketing responsável pelos seus 14 selos e áreas de trade e merchandising. No mercado do livro também foi Gerente de Marketing da Saraiva Educação. Ministra aulas de marketing do livro na pós-graduação das Universidades Santa Úrsula e Candido Mendes no Rio e é coordenador de cursos livres na área editorial na PUC RJ.

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