InDesign para o mercado editorial

Objetivo

Capacitação para diagramação de livros para impressão.

Público-alvo

Editores, assistentes editoriais, editores de texto, autores, ilustradores, jornalistas, estudantes de letras, produção editorial, jornalismo, profissionais da área de arte e design gráfico, editores de arte, diagramadores, produtores gráficos e demais interessados que buscam atualização profissional ou ainda que desejam conhecer e entrar no segmento de produção e diagramação de livros.

Conteúdo

Fundamentos da Editoração Eletrônica
Formatos e características de arquivos para impressão. Fluxo de trabalho entre a Editora e a Gráfica. Conhecimentos necessários para a manipulação de imagens e gráficos no InDesign: resolução, padrões de cor, maneiras corretas de redimensionar fotos e imagens em geral. Princípios básicos de impressão de livros visando a configuração correta de arquivos no InDesign; Princípios básicos de Tipografia. Princípios básicos de papéis e formatos de impressão.

Trabalho dentro do InDesign
Área de trabalho. Visualização de layout. Manipulação de blocos de textos por meio de persianas e quadros. Ferramentas básicas de manipulação de elementos. Configuração de paleta de cores. Técnicas de trabalho com múltiplas camadas. Instalação e gerenciamento de fontes.

Layout e Formatação
Configuração de páginas: margens, sangria, colunas, guias de réguas e unidades de medida, páginas simples e espelhadas, página-mestre, numeração de páginas. Configuração de estilos para formatação de texto: fonte, entrelinha, kerning e tracking, alinhamento, tabulações, marcadores e numeração de listas. Aplicação rápida de estilos em parágrafos e segmentos de caracteres: função Localizar/Alterar. Criação, manipulação e configuração de tabelas. Configuração e manipulação de notas de rodapé. Criação de sumários e índices remissivos.

Impressão e exportação de arquivos
Exportação de arquivos para Adobe PDF e para e-book. Preparação de arquivos para gráficas e e-book. Impressão de documentos: marcas da corte e configuração de sangria de acordo com o tipo de encadernação.  Pacotes de arquivos para entrega e armazenamento. Impressão de livretos.

Exercícios práticos
Criação e execução de um livro. Criação e execução da capa de um livro (incluindo lombada e orelhas). Criação e execução de recursos especiais de acabamento para impressão: facas especiais, relevos e reserva de verniz. Criação e execução de um folder com múltiplas dobras.

Pré-requisitos: conhecimentos em Windows, Word e Excel

LOCAL DO CURSO: Laboratório do Núcleo de Computação Científica da UNESP – NCC (rua lateral do metrô Barra Funda).

Tenho interesse neste curso:

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Docente

Fábio Sgroi

É ilustrador, designer gráfico, escritor e professor. Formado em Desenho Industrial, pós-graduado em Criação Visual e Multimídia e mestrando em Arquitetura e Urbanismo com pesquisa na qual investiga o uso de materiais didáticos ilustrados na governança ambiental. Ilustrou mais de cem obras literárias, didáticas e paradidáticas. Desenvolveu, dirigiu e produziu projetos editoriais de educação voltados para questões focadas em ecodesenvolvimento, direitos humanos e cidadania. Livros de sua autoria foram adotados em programas como PNLD e PNBE. É proprietário do estúdio Verbo e Arte Comunicação, que há vinte anos presta serviços e desenvolve projetos editoriais para diversas empresas e editoras, tais como Editora do Brasil, SESI, Moderna e Melhoramentos.

Leave a Reply

Tamanho da fonte
Modo contraste
X