Imersão em ghostwriting: teoria e prática

Objetivos

Capacitar profissionais de texto para o trabalho do ghostwriter, abordando como o ofício se diferencia do jornalismo e da produção de literatura autoral. Estudar casos de sucesso e aprender a administrar etapas da construção do livro e da negociação com autores e editoras. Identificar e reproduzir vozes de texto, conduzir uma sequência de entrevistas e organizar processos criativos. Criação de propostas e avaliação de contrato. Explorar as possibilidades para escrever tanto para pessoas quanto instituições, grupos e projetos. Ao final do curso, cumprindo as tarefas, os alunos terão um pequeno portfólio para adicionar à carreira ou iniciá-la.

Público-alvo

Escritores, jornalistas, editores, preparadores de texto, estudantes de Jornalismo e de Letras, tradutores, revisores, coordenadores editoriais e demais interessados.

Metodologia

Aulas expositivas, leitura de textos e uma produção de introdução de livro para exercício de teste, um perfil e um exercício em dupla para formação de portfólio ao final das quatro aulas.

Tenho interesse neste curso:

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Conteúdo
Soft skills e hard skills do ghostwriter

Panorama do mercado de ghostwriting

Diferenciação de sistemas de trabalho possíveis

Voz e sujeito narrativo – como entender a lógica do autor ou biografado

Como conduzir a entrevista

Lapidando o conteúdo do autor

Pesquisa e checagem de fontes

Criando, adaptando e encontrando cases.

Formatos mais fortes:
Como roteirizar e os pontos principais de construção do texto, diferentes estilos para diferentes nichos:
Biografia e perfil
Autoajuda
Negócios
Conteúdo institucional
Entretenimento
Livro-reportagem
Depoimento e memória

Como estruturar um texto de não ficção

Equilíbrio das expectativas de entrega de cada autor

O que fazer quando o autor não tem material suficiente

Administrar a dinâmica editora/autor/ghostwriter

Como montar uma proposta e pontos de atenção no contrato de ghostwriting

Os erros mais comuns do texto

Lista de material de apoio ao trabalho de ghostwriter

Referências bibliográficas:

O tempo vivo da memória, Ecléa Bosi
O pacto autobiográfico – de Rousseau à internet
Como se encontrar na escrita, Ana Holanda
Escrita total, Edvaldo Pereira Lima
Argonautas, Maggie Nelson
Thinking like your editor, Susan Rabiner
On writing, Stephen King
As entrevistas da Paris Review n. 1 e 2.

Docente

Marília Chaves

Editora com 12 anos de mercado, passou por editoras como Leya, Planeta, Alameda, DPJ e Gente, e prestou serviços para diversas outras editoras. Graduada em Editoração pela ECA-USP e pós-graduada em Publishing pela NYU (Universidade de Nova York). Ghostwriter, editora e roteirista, tem mais de 15 livros publicados, e atualmente 4 no prelo. Editou best-sellers como Roberto Shinyashiki, Paulo Vieira, Geronimo Theml, Carlos Wizard Martins e Bel para Meninas. (www.escritatorio.com.br)

Newsletter
da Unil

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Tamanho da fonte
Modo contraste
X