Contos para o Próximo Milênio (um laboratório de Ronaldo Bressane)

Objetivos

Este laboratório intensivo foca-se na produção, na avaliação e na leitura crítica de ficções curtas. Serão feitas cinco propostas de textos breves.
A teoria é elaborada sobre as Seis Propostas para o Próximo Milênio, de Italo Calvino, tendo como contraponto criativo o livro Formas Breves, de Ricardo Piglia.
O laboratório será ministrado em uma aula por semana, divididas (exceto a primeira, expositiva) em duas seções: na primeira metade, leituras dos textos escritos sobre as propostas sugeridas na aula anterior; na segunda metade, teoria literária e leituras críticas.
É essencial a entrega de textos.

Público-alvo

Escritores, jornalistas, roteiristas, artistas, redatores, estudantes de arte, literatura e comunicação, profissionais que buscam renovar sua escrita criativa.

Conteúdo

Aula inaugural: integração e exposição da metodologia. Teoria: história visível e história oculta, parâmetros observados durante o laboratório. Teoria: Velocidade; tempo. Proposta 1.
Leitura crítica dos textos produzidos a partir da proposta 1. Visibilidade, espaço. Banho de descarrego pra limpar clichê e lugares-comuns. Proposta 2.
Leitura crítica dos textos produzidos a partir da proposta 2. Teoria: Leveza, o real e o imaginado. Crônica. Proposta 3.
Leitura crítica dos textos produzidos a partir das propostas 2 e 3. Teoria: Exatidão. Personagem, elemento principal da ficção breve. Microconto e miniconto. Proposta 4.
Leitura crítica dos textos produzidos a partir da proposta 4. Teoria: Multiplicidade. O texto em rede: parâmetros da pós-modernidade. Paródias e metaficções. Proposta 5.
Leitura crítica dos textos produzidos a partir da proposta 5 e de propostas anteriores.

Tenho interesse neste curso:

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Docente

Ronaldo Bressane

Paulistano, 48 anos, cursou Comunicação na FAAP, Letras na USP e é mestrando em estudos literários na Unifesp. Passou por redações como TripseLecTEstadão e revistas da editora Abril. É crítico literário do caderno Aliás e colabora em veículos como Bravo!Cândido Ponto. É autor de Escalpo (romance, Reformatório), Sandiliche (infantojuvenil, Cosac Naify), V.I.S.H.N.U. (quadrinhos, Cia das Letras), Metafísica prática (poesia, Oito e Meio) e organizou a antologia de contos Essa história está diferente (Cia das Letras). Desde 2005 ministra laboratórios de ficção e não-ficção em variadas unidades do SESC, Instituto Vera Cruz, MAM/SP, Casa das Rosas, Casa do Saber, Centro Cultural B_arco, Universidade do Livro, Istituto Europeo di Design, Tapera Taperá, Escrevedeira e outros. Há três anos mantém o laboratório de ficções breves Submarino. Seu site é ronaldobressane.com.
Crédito da foto: Renato Parada.

Leave a Reply

Tamanho da fonte
Modo contraste
X