A ilustração no mercado editorial: edição, criação e linguagem visual

Objetivos

Apresentar as questões essenciais para o planejamento, a escolha, a edição e a criação de imagens para os mais variados tipos de livros: literários, infantojuvenis, didáticos e CTP — em papel ou digitais. Mostrar que ilustrações e projeto gráfico envolvem o diálogo entre a linguagem textual e a linguagem visual para a construção da mensagem; que a utilização correta de infográficos, de imagens que exemplificam e de histórias em quadrinhos é imprescindível para a construção de estratégias pedagógicas e de design instrucional eficientes.

Público-alvo

Ilustradores, designers, editores, assistentes editoriais, editores de arte, autores, jornalistas, estudantes de letras e produção editorial e áreas afins, professores, bibliotecários e demais interessados.

Conteúdo

Aula 1 – A ilustração nos livros infantojuvenis: enfeite ou linguagem?
O que é linguagem visual?
Como a ilustração interage com o texto?
Como a mensagem é construída nos livros ilustrados e nas histórias em quadrinhos?
Os tipos de interação entre ilustração e texto na construção da mensagem.

Aula 2 – A ilustração nos livros didáticos e CTP: informação, exemplificação e interpretação.
Qual a diferença entre a ilustração didática e a ilustração literária?
Qual a função da ilustração em livros didáticos?
Como planejar as ilustrações de uma obra didática?
Como orientar o ilustrador na crianção de ilustrações didáticas (Ou:muito prazer, meu nome é briefing.)
Fluxo de trabalho: rascunhos, revisões, arte-final e aprovações.

Aula 3 – Infográfico e história em quadrinhos: interfaces e possibilidades em livros didáticos e literários.
Infográficos: informando por meio de imagens.
Qual a diferença entre história em quadrinhos, storyboard e livro ilustrado?
Qual a diferença entre HQ literária e HQ didática?

Aula 4 – Ilustrações: negócios e oportunidades.
Ilustrador também é autor?
Dicas para escolher estilos (pertinência do tipo de ilustração ao tema e objetivos da publicação).
O que vem antes, o briefing ou o orçamento?
Quais são as cláusulas básicas de um contrato de ilustração? (Ou: produzindo livros ilustrados numa relação em que todos saem ganhando.)
Licenciamento x direitos patrimoniais.

Tenho interesse neste curso:

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Docente

Fábio Sgroi

É ilustrador, designer gráfico, escritor e professor. Formado em Desenho Industrial, pós-graduado em Criação Visual e Multimídia e mestrando em Arquitetura e Urbanismo com pesquisa na qual investiga o uso de materiais didáticos ilustrados na governança ambiental. Ilustrou mais de cem obras literárias, didáticas e paradidáticas. Desenvolveu, dirigiu e produziu projetos editoriais de educação voltados para questões focadas em ecodesenvolvimento, direitos humanos e cidadania. Livros de sua autoria foram adotados em programas como PNLD e PNBE. É proprietário do estúdio Verbo e Arte Comunicação, que há vinte anos presta serviços e desenvolve projetos editoriais para diversas empresas e editoras, tais como Editora do Brasil, SESI, Moderna e Melhoramentos.

Leave a Reply

Tamanho da fonte
Modo contraste
X