A administração e gestão de direitos autorais, licenciamentos e perspectivas legais

Objetivos

Administração e gestão de direitos autorais e licenciamentos. Apresentação da perspectiva legal nos assuntos relativos à gestão e licenciamento.

Público-alvo

Editores, gestores de direitos autorais, assistentes editoriais, assistentes administrativos, agentes literários, autores, profissionais liberais e demais interessados.

Conteúdo

Dias 21 e 22 – curso ministrado por Rosa Maria R. Castello Nuovo
Serão apresentados e discutidos os seguintes temas (slides, gráficos e exercícios):
gestão de contratos: administração, catalogação, cadastro de autores, arquivo, controle de vencimentos, prestação e análise de contas, percentuais, direitos e obrigações;
controle geral das autorizações (negociação com autores, herdeiros e agentes literários);
diferenças entre contrato de cessão de Direitos e Licenciamentos;
negociação de condições e cláusulas contratuais;
procedimentos, custos envolvidos e formas de trabalho com fotografias, imagens de pessoas, obras de arte, quadrinhos, charges, ilustração em capa de livro, etc.

Dia 23 – curso ministrado pela Dra. Maria Luiza de Freitas Valle Egea
O tratamento jurídico dos assuntos aplicados no curso sobre a gestão do direito autoral.  Os cuidados com os contratos. O uso de obras de terceiros, o aproveitamento das obras disponibilizadas pela internet. Seus limites e infrações.

Dia 24 – encontro com as áreas de gestão e jurídica – Rosa Maria R. C. Nuovo e Dra. Maria Luiza de Freitas Valle Egea
A prática versus a lei. As questões conflituosas na prática da gestão do direito autoral em relação à orientação jurídica. Como minimizar os conflitos e diminuir os riscos do negócio. Debate com a participação dos interessados.

Tenho interesse neste curso:

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Docentes

Maria Luiza de Freitas Valle Egea

Advogada atuante na área de direitos autorais. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Direito Autoral – ABDA. Membro da Comissão Especial de Propriedade Imaterial da Ordem dos Advogados de São Paulo. Professora da Escola Superior de Advocacia – ESA da Ordem dos Advogados do Brasil – secção de São Paulo nos Cursos de Direitos Autorais e de Entretenimento.  Professora e palestrante em diversos cursos e congressos relativos a direitos autorais. Organizadora de cursos e eventos na área de Propriedade Intelectual através da FVE-CIEN, divisão da FREITAS VALLE EGEA ADVOGADOS ASSOCIADOS dedicada a formação profissional continuada.


Rosa Maria Rodrigues Castello Nuovo

Profissional do livro há mais de 30 anos, atualmente é agente literária e profissional liberal. Profissional graduada em Administração de Empresas pela Universidade São Judas e desenvolvimento de carreira em gestão de pessoas e processos com ênfase no segmento editorial, especificamente na área de Direitos Autorais. Expertise na gestão e coordenação de processos de reestruturação e profissionalização da área de Direitos Autorais. Gerenciamento de documentações referentes ao atendimento de editais dos Programas de Governo junto ao MEC (didáticos e paradidáticos) no que tange aos autores, elaboradores e colaboradores. Responsável pela entrada de originais de obras gerais e distribuição de editais. Vivência na implantação do Sistema Editorial, Licenciamento e Autorizações de Direitos Autorais. Conhecimentos em revisões e melhorias de contratos de cessão e edição. Habilidades no relacionamento com autores, agentes literários, herdeiros e sucessores. Interface com cerca de 500 autores, revisão de trabalhos, controle de prazos, elaboração e conferência de contratos de edição e cessão de direitos autorais, licenciamento de textos de livros didáticos e literatura.

Leave a Reply

Tamanho da fonte
Modo contraste
X